top of page

Bem-vindo à Cromo Somos

Tudo de mais atual

Início: Bem-vindo
Início: Blog2
Início: Inscreva-se

Blog dos alunos Lucas Lopes, Carolina, Maria Luiza, Gabriel Andrade e Fialho

010318_MT_bacteria_feat.jpg
Início: Contact
Buscar

Anfíbios

Alunos da 202

São animais tetrápodes (4 patas) com exceção dos Ápoda (cobra-cega).Surgem a partir de peixes pulmonares, compreendem atualmente os sapos, as cobras-cegas, as pererecas, as salamandras etc.

- Características:

Apresentam pele úmida, intensamente vascularizada e pobre em queratina, uma proteína impermeabilizante. A carência de queratina determina a presença de uma camada córnea (camada externa e morta de pele) reduzida, o que acarreta a baixa capacidade de defesa contra a desidratação. Por isso esses animais geralmente não suportam climas extremos, vivendo restritos a ambientes úmidos

São pecilotermos, isto é, apresentam temperatura corpórea variável de acordo com as oscilações térmicas do ambiente. A respiração das larvas é diferente da respiração do indivíduo adulto. As larvas respiram por meio de brânquias. Nas formas adultas, a respiração ocorre de duas maneiras: por meio de pulmões rudimentares, dotados de pequena superfície e através da pele.

Essa respiração cutânea compensa a pequena superfície pulmonar, garantindo um suprimento adequado de oxigênio para o animal. E existe também a respiração bucofaríngea que ocorre na coana (região entre a boca e a faringe). A coana é capilarizada e também executa trocas gasosas, embora em pouca quantidade.

Reprodução:

A fecundação é geralmente externa e o desenvolvimento é indireto. Os ovos não possuem casca protetora e acham-se envoltos por cápsulas gelatinosas.

Nos sapos e nas rãs, as larvas originadas do cruzamento são chamadas de girinos. Dotados de cauda e brânquias, os girinos sofrem metamorfose e vão se transformando em adultos com patas e pulmões.

Classificação: Há três ordens em que se dividem os anfíbios:

-Ápoda: corpo alongado cilíndrico e liso, com patas atrofiadas.

Exemplo: cobra-cega.

-Urodela: corpo dotado de cauda e quatro patas.

Exemplo: salamandra, proteus.

-Anura: quatro patas e corpo cilíndrico desprovido de cauda.

Exemplos: sapo, rã.



 

Bibliografia:

Manual Compacto de biologia-Ensino Médio (Editora Rideel) https://www.todamateria.com.br/anfibios/ https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/bioanfibios.php

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Aves

Aves

Répteis

Os répteis constituem os primeiros vertebrados efetivamente adaptados para a vida terrestre. Surgiram a partir dos anfíbios. A terra já...

תגובות


©2019 by Cromo Somos. Proudly powered by tchê productions

bottom of page