Os répteis constituem os primeiros vertebrados efetivamente adaptados para a vida terrestre. Surgiram a partir dos anfíbios. A terra já conheceu formas gigantescas desses animais, como os dinossauros. Hoje, a classe compreende crocodilos, jacarés, cobras e tartarugas, entre outros.
Características:
Possuem órgãos respiratórios internos (respiração pulmonar), fato que também contribui para protege-los contra a desidratação. O principal excreta nitrogenado é o ácido úrico, substancia pouco solúvel e de baixa toxidade. O ácido úrico pode permanecer no corpo do animal por um tempo maior do que, por exemplo, a ureia, e é eliminado com perda mínima de água. Por isso, a presença de ácido úrico é considerada uma adaptação a vida ter.
Reprodução:
Os sexos são geralmente separados. A fecundação independe da água: é interna, permitindo que os gametas fiquem protegidos das influencias do meio externo. O desenvolvimento é direto.
São animais ovíparos: ovo amniótico-alantoidiano é dotados de casca grossa, o que constitui mais uma adaptação a vida terrestre, uma vez que protegem os embriões contra a desidratação.
Classificação:
A classe de repteis compreende quatro ordens:
Rhycochephalia (rincocéfalos)
Squamata (lacertílios e ofídios)
Chelonia (quelônios)
Crocodilia (crocodilianos).
Algumas serpentes possuem a capacidade de inocular veneno, produzido por um par de glândulas localizadas uma em cada lado do maxilar superior, ligadas a presa por um ducto.
Classificação das cobras:
Áglifas: quando não tem presas inoculadoras de veneno; os dentes são todos iguais e maciços
Exemplos:
-Jiboia
-Sucuri
-jararacuçu-do-brejo.
Opisteróglifas:quando tem dentes sulcados, inoculadores de veneno na região posterior dos dentes, normalmente não representam perigo para o homem. Exemplo:
--falsa-coral
-muçurana
-cobra-cipó.
-Proteróglifas: possuem presas sulcadas na posição anterior dos maxilares superiores, o que lhes permite inocular o veneno.
Exemplo:
-Corais verdadeiras
-Solenóglifas: possuem presas longas e curvas, dotadas de canais internos, localizados na região anterior dos maxilares superiores, o que lhes permite inocular o veneno.
Exemplo:
-Cascavel
-Jararaca
-Urutu
-Surucucu
Outras características que permitem identificar cobras venenosas:
-Pupilas elípticas, com exceção da coral verdadeira;
-Cabeça triangular;
-A cauda afina bruscamente;
-Fossetas lacrimais: órgãos termossensoriais localizados entre os olhos e as narinas; são capazes de detectar a presença de animais de sangue quente;
Bibliografia: https://www.todamateria.com.br/repteis/ https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/Repteis.php https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/os-repteis.htm
Manual Compacto de biologia-Ensino Médio (Editora Rideel)
Comments