Gnatostomados são vertebrados mais evoluídos e com mandíbulas. O desenvolvimento das mandíbulas foi uma importantíssima inovação evolutiva nesses animais, pois essa estrutura é manipulada por músculos e associada a dentes. Desse modo, os gnatostomados primitivos puderam destacar com maior eficiência os pedaços maiores de algas e de outros animais. Já os ágnatos realizam somente a filtração, a sucção do alimento e a ingestão de invertebrados menores.
Portanto, os animais mais eficientes na captura do alimento são os mandíbulados, ou seja, os gnatostomados. Essa característica permitiu uma vantagem competitiva e, consequentemente, uma diversificação maior de espécies. Os Gnatostomados também apresentam a linha lateral que está presente nos dois lados do corpo dos peixes ósseos e cartilaginosos e, tem função sensorial: permite a percepção de vibrações e de pressões do meio. Eles são pecilotermos, significa que a temperatura do corpo varia de acordo com as variações da temperatura do meio, uma vez que esses animais são destituídos de um sistema termorregulador eficiente.


Condrictes:
A classe dos condrictes ou Chondricthyes, também conhecidos como peixes cartilaginosos, abrange cerca de 850 espécies de animais tipicamente marinhos que possuem esqueleto cartilaginoso (condro = cartilagem; ictes = peixe). Dentre os animais que fazem parte dessa classe podemos citar os tubarões, arraias e quimeras.
Características:
Os condrictes são vertebrados gnatostomados (boca com mandíbula)
São carnívoros (o tubarão-baleia é uma espécie que se alimenta de plâncton).
São animais que apresentam nadadeiras peitorais e pélvicas, que proporcionam ao animal maior velocidade, estabilidade e maior capacidade de subir ou descer na água.
Possuem glândulas produtoras de muco na pele e escamas placoides que se assemelham a pequenos dentes, sendo também conhecidas como dentículos dérmicos.
Possuem sistema digestivo completo composto por esôfago, estômago, intestino com válvula espiral (tem a função de aumentar a absorção de nutrientes e retardar a digestão), pâncreas e fígado. No final do intestino encontramos a cloaca, onde se localizam os sistemas reprodutor e urinário.
Os condrictes possuem sistema circulatório fechado e simples
O sistema nervoso dos condrictes é bem desenvolvido e se compõe de encéfalo, medula espinhal, nervos e gânglios nervosos.
Reprodução:
Os condrictes são dioicos: têm reprodução sexuada com fecundação interna e desenvolvimento direto.
Os machos possuem as nadadeiras pélvicas modificadas, formando o clásper (órgão copulador), responsável por introduzir o esperma na cloaca das fêmeas. Os clásperes são introduzidos na cloaca da fêmea e o esperma escorre pelo canal formado pelas duas estruturas unidas.
Em relação à embriologia, os condrictes ovíparos apresentam ovos protegidos por uma casca grossa e coriácea, apresentando ganchos para fixação a substratos submersos. Já as fêmeas dos condrictes ovovivíparos guardam os ovos no interior do corpo, eliminando-os quando concluem o seu desenvolvimento embrionário. Poucas espécies de condrictes são vivíparas. Nesse caso, há uma estrutura semelhante à placenta que nutre o embrião até o final do seu desenvolvimento.
Clásper:
Por fim, A classe dos condrictes pode ser dividida em Elasmobranchii (elasmobrânquios) e (holocéfalos).
Os elasmobrânquios que apresentam entre 5-7 pares de fendas branquiais laterais. Abrangem os tubarões e arraias. A maioria dos tubarões se alimenta de peixes, lulas, focas, baleias mortas, etc.
Os holocéfalos são animais cuja principal característica consiste de cabeça sem fendas visíveis externamente. Representados pelas quimeras, encontradas nas profundezas e que se alimentam de invertebrados. Quando adultos, os holocéfalos não possuem escamas, sendo que as fendas branquiais são cobertas pelo opérculo.
Osteíctes
Os peixes ósseos, também chamados de osteíctes ou osteichthyes, são o grupo de vertebrados com maior número de espécies, incluindo representantes de água doce e salgada.
Características:
Esses animais possuem esqueleto formado principalmente por ossos.
As escamas dos peixes ósseos possuem origem dérmica, sendo uma característica importante na diferenciação desse grupo com os peixes cartilaginosos. Além dessas características, esses animais possuem glândulas de muco em seu corpo que facilitam a natação.
Nos osteíctes, são normalmente encontrados quatro a cinco pares de brânquias.
O sistema digestório é completo, inicia-se na boca e finaliza-se no ânus.
Presença de bexiga natatória:
A bexiga natatória é formada a partir de uma evaginação do trato gastrointestinal. Os peixes que possuem uma ligação entre o trato gastrointestinal e a bexiga natatória são chamados de fisóstomos, enquanto os que não possuem essa ligação são chamados de fisóclistos. Os peixes fisóstomos enchem sua bexiga natatória engolindo ar da atmosfera. Já os peixes fisóclistos enchem-na através de uma glândula denominada glândula de gás, que retira oxigênio do sangue.
Reprodução:
A maioria dos peixes ósseos apresenta fecundação externa: a fêmea e o macho liberam seus gametas na água. Após a fecundação do óvulo por um espermatozoide, forma-se o zigoto. Em muitas espécies de peixes ósseos, o desenvolvimento é indireto, com larvas chamadas alevinos.
Por fim, a classe dos osteíctes pode ser dívida em Sarcopterygii e Actinopterygii.
Os Sarcopterygii é o grupo com nadadeiras carnosas e com um suporte ósseo. Apresentam como representantes os peixes pulmonados e os celacantos. Espécies desse grupo foram mais abundantes no Devoniano, hoje existem apenas poucas viventes. Acredita-se que esse grupo é ancestral dos vertebrados terrestres. Os peixes pulmonados apresentam uma característica extremamente interessante, que é a respiração por pulmões primitivos. Como exemplo, podemos citar a piramboia, espécie encontrada na região da Amazônia.
Os Actinopterygii é o grupo com maior número de representantes. Apresentam por característica principal as nadadeiras sustentadas por raios (nadadeiras raiadas). Exemplos: cascudo, bagre, atum e salmão.
(peixe palhaço e cirurgião)
Bibliografia
-Manual Compacto de biologia-Ensino Médio (Editora Rideel) - - https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/Peixes.php - - https://www.todamateria.com.br/peixes/ https://brasilescola.uol.com.br/biologia/peixes.htm
Comentários