ESPÉCIE E POPULAÇÃO
Espécie é uma categoria da taxonomia (é um táxon), na qual é necessário: semelhanças morfológicas, cariótipicas (numero de cromossomos), bioquímicas e fisiológicas; viver na mesma área geográfica, ao mesmo tempo; cruzar entre si e gerar prole fértil; formar populações; serem isolados reprodutivamente de outras populações. Pulações é quando organismos da mesma espécie habitam uma área e possuem a capacidade de interagir com outras populações.
ESPECIAÇÃO
Especiação é o processo de formação de espécies diferentes, que envolve a ramificação de um ancestral em linhagens distintas. Para que ocorra a especiação é necessário:
* Isolamento Geográfico
* Mutação
* Seleção Natural
* Isolamento Reprodutivo
Tipos:
ANAGÊNESE
Durante a Anagênese uma espeice acumula mudanças progressivamente, e acaba originando uma nova espécie. Devido à necessidade de adaptação as novas condições ambientais, ocorrem às mutações conforme o tempo, para que a espécie não seja extinta.
Como por exemplo, o cavalo, que era um mamífero pequeno com 30/50 cm de altura chamado Eohippus. A maior e mais visível mudança que ocorreu durante a evolução é a mudança no tamanho do animal e a pata. No inicio viviam em florestas, porem com o tempo preferiu habitar áreas como planícies, que possuem um espaço mais aberto. Para intimidar predadores menores e fugir dos maiores, o animal se tornou maior e alterou a estrutura da pata, gradualmente. Tinham cinco dedos porem quatro eram visíveis e apenas três tocavam o chão. Devido à falta de propósito, o animal desenvolveu cascos, conforme o tempo, originando o cavalo atual, o Equus.

CLADOGÊNESE
Durante a Cladogênese, uma espécie se divide em um ou mais grupos, cada um evoluindo de formas únicas e diferentes, tornando-se diferentes espécies. Normalmente as diferentes espécies convivem juntas, a que deu origem não necessariamente desaparece e acaba tendo contato com a espécie que deu origem.
Na maioria dos casos um obstáculo geográfico é o responsável por criar a divisão entre os grupos, que acaba impedindo o contato entre eles. Esse fenômeno é chamado de especiação alopátrica. Como por exemplo, um rio aparece a acaba dividindo uma ilha, sendo assim a troca genética entre os grupos de animais e interrompida, gerando uma isolação reprodutiva.
Conforme o ambiente de cadê metade da ilha, as espécies são obrigadas a se adaptarem de formas distintas. Depois de varias gerações, as mudanças acumuladas, faz com que seja geneticamente impossível que um grupo se reproduza com o outro e gere um individuo fértil.

Um exemplo de Cladogênese é o chamado “Tentilhões de Darwin”. Ele estudou as varias espécies de tentilhões (pássaros) presentes na ilha de Galápagos e percebeu que cada espécie, mesmo que tenham evoluído da mesma espécie original, possuía bicos diferentes, adaptados para conseguir comida em habitats diferentes.
Sendo assim uma espécie original deu origem para varias outras, diferentes entre si, onde cada uma se adaptou de formas diversificadas conforme o ambiente em que vivem. Alguns evoluíram de forma com que seus bicos fossem mais finos e compridos para alcançarem lugares com insetos. Outros evoluíram para alimentar-se de nozes e sementes, para isso precisaram de um bico com uma força maior.

Outra maneira de espécies evoluírem através da Cladogênese, é por especiação simpátrica. Nesse caso não tem uma separação geográfica, animais de um grupo vivem próximos a outros, o que separam eles são as diferenças no comportamento. Como por exemplo, as chamadas baleias assassinas, uma população prefere se alimentar de peixes enquanto as outras preferem mamíferos. Esses fatores influenciam nos locais onde elas vivem sendo assim há divergências nos padrões de caça e com o tempo, adaptações físicas.
COMPARAÇÃO

FONTES BIBLIOGRÁFICAS
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/especie.php https://djalmasantos.wordpress.com/ https://www.merriam-webster.com/dictionary/anagenesis https://www.cell.com/trends/ecology-evolution/fulltext/S0169-5347(18)30082-X http://melhordabio.blogspot.com/2016/05/anagenese-e-cladogenese.html https://blog-mundo-biologia.blogspot.com/2013/11/anagenese-e-cladogenese-conceito.html http://educacao.globo.com/biologia/assunto/origem-da-vida/especiacao.html http://www.ib.usp.br/evosite/evo101/VC1eSympatric.shtml http://www.ib.usp.br/evosite/evo101/VC1aModesSpeciation.shtml
Comments