top of page

Bem-vindo à Cromo Somos

Tudo de mais atual

Início: Bem-vindo
Início: Blog2
Início: Inscreva-se

Blog dos alunos Lucas Lopes, Carolina, Maria Luiza, Gabriel Andrade e Fialho

010318_MT_bacteria_feat.jpg
Início: Contact
Buscar

TAXONOMIA: Classificação Biológica

Alunos da 202

Introdução

A ideia de classificar, organizar e nomear organismos biológicos em grupos, baseados em características comuns entre eles, não é recente. Na Pré-Historia os grupos humanos viviam da caça, da pesca e da coleta de frutos e raízes. Sem o conhecimento cientifico, tiveram que aprender a distinguir alimentos comestíveis e não comestíveis, para isso passaram a observar o que era consumido pelos animais.

Perceberam que as frutas e plantas venenosas deveriam apresentar 3 características: ser cabeludas, amargas e leitosas (C.A.L). Porém, a existência de apenas uma ou duas dessas características não impede o consumo. O kiwi, por exemplo, tem a casca “cabeluda” e o mamão pode soltar uma espécie de leite.

Pulando alguns (muitos) anos, na Grécia Antiga mais exatamente no século 4 a.C, na cidade da Macedônia, um medico chamado Aristóteles, discípulo de Platão, ia contra o desprezo filosófico pelo mundo natural (considerado inferior ao mundo das idéias segundo seu mestre).

Mesmo construindo teorias erradas como o modelo geocêntrico (Terra é o centro do universo, orbitado pelo Sol e os planetas) e a teoria da abiogênese (seres vivos podem ser gerados pela matéria bruta) suas observações metódicas sobre a natureza são muito importantes para a ciência.

Image result for Aristóteles


@google
@google

Dissecou e estudou varias classes diferentes de animais, para entender os órgãos e em seguida, estabelecer analogias entre diferentes animais. Ele primeiramente distinguiu os vertebrados dos invertebrados

(animais providos e desprovidos de sangue), mas percebeu ser insuficiente e substituiu pela divisão em reino, gêneros e espécies. Os reinos são divididos entre Animais (mais complexos, vivos e com ânima/ alma animada), Vegetal (vivos e com anima vegetativa) e Mineral (menos complexos, não vivos e sem alma).

Entre os animais providos de sangue, distinguiu os mamíferos (terrestres e ovíparos), os pássaros (aéreos e ovíparos) e os peixes (aquáticos e ovíparos). Sua filosofia serve como uma primeira direção do conhecimento sobre a formação dos seres vivos e estrutura orgânica, sendo critérios para organizá-los em categorias.

Carl Linneaus-1753

Pai da taxonomia e do sistema binomial.

Carolus Linnaeus também chamado de Carl Linnaeus, foi um botânico e naturalista sueco, que escreveu o Systema Naturae onde apresenta a classificação hierárquica (Taxonomia) de 3 reinos da natureza: Minerais, Plantas e Animais; subdivididos em filo, classe, ordem, família, gênero e espécie; onde separava organismos baseado em suas características morfológicas (forma física e estrutural).

Ainda utilizamos esse sistema criado por Linneaus, porem com o tempo fizemos algumas alterações; como a nossa ciência e tecnologia são (muito) mais desenvolvidas, temos um maior conhecimento sobre varias espécies que em 1753 não se tinha idéia; por esse motivo em 1969 foi adicionado a Taxonomia, o Domínio, superior a outras classificações, são eles: Eucária, Arquéia e Bactéria.


@google
@google

Criou o sistema binomial de classificação e nomeação dos organismos de acordo com o gênero e a espécie, em Latim ou latinizado, com a primeira letra do gênero maiúscula e com a primeira da espécie, minúscula. Se escrito a mão, deve ser sublinhado; se digitado, deve ser em Itálico.


@google
@google

DOMÍNIOS

* Domínio Bactéria – inclui as bactérias, seres procariontes

* Domínio Archaea – inclui outros organismos procariontes, como os chamados metanogênicos (vivem em ambientes ricos em gás metano), os halófílos (que vivem em ambientes ricos em sal) e alguns termófilos (vivem em ambientes com altas temperaturas, por volta dos 100 °C).

* Domínio Eukarya – inclui todos os seres vivos eucariontes.


@google
@google

REINOS

* Monera- procariontes: que são as bactérias e as cianobactérias; procarióticas: não há um núcleo diferenciado

* Protista- seres unicelulares eucariontes: como as amebas e as algas unicelulares, e por seres multicelulares capazes de fazer fotossíntese que são as algas multicelulares. Eucariótica: material genétco é separado do citoplasma em um núcleo individualizado.

* Fungo ou Reino Fungi- seres eucariontes, unicelulares e multicelulares, que absorvem o alimento do meio.

* Reino das Plantas- seres multicelulares fotossintetizantes que possuem corpo diferenciado em tecidos. E o caso de todas as plantas, como musgos, samambaias, coqueiros, mangueiras, entre muitas outras.

* Reino Animal- seres multicelulares que obtêm alimento por ingestão. É o caso de anémonas, minhocas, borboletas, peixes, sapos, serpentes, aves, cães, seres humanos e tantos outros exemplos.

- Fontes de consulta:

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Aves

Aves

Répteis

Os répteis constituem os primeiros vertebrados efetivamente adaptados para a vida terrestre. Surgiram a partir dos anfíbios. A terra já...

Anfíbios

Anfíbios

Comments


©2019 by Cromo Somos. Proudly powered by tchê productions

bottom of page